Caixas ideológicas

person doing parkour exhibition
Photo by Lennart kcotsttiw on Pexels.com

Quando alguém resolve sair da sua caixa ideológica acaba necessariamente caindo em outra caixa ideológica.

Numa mente pensante não há vácuo.

Pensar é identificar concretos, ações, interações, causas e consequências.

Pensar é integrar conceitos formando ideias, é integrar ideias, formando valores, é integrar valores formando ideais, é integrar conceitos, ideias, valores e ideais, formando uma ideologia.

Caixas ideológicas é de onde tiramos os princípios que guiarão nossas ações. Ninguém age sem antes decidir que ação tomará. Ninguém decide o que fazer sem antes escolher o curso da sua ação e em quais princípios se apoiará.

Não existe vácuo no mundo das ideologias, até mesmo os niilistas tem a sua caixa ideológica.

Não, você não pode agir com os pés em duas caixas ideológicas. Se você está com os pés em duas caixas ideológicas significa que você ainda não decidiu, significa que você está parado pensando.

Quando você se decidir pela ação, é a ideologia da caixa onde está o pé que vai sustentar o seu próximo passo que vai te guiar, que vai dizer quem tu és.

Então, quando você decide tirar seu pé da sua caixa ideológica para se sustentar em outra, pelo menos tente ser honesto, já que não conseguiu ser íntegro.

Não há nenhum problema se você resolveu colocar seus pés em outra caixinha ideológica, apenas assuma que você não pertence mais àquela que você diz pertencer.

E você que é acusado, sem argumentos lógicos, de não querer deixar a sua caixinha ideológica, por quem um dia andou por ali, não esqueça, usar de intimidação faz parte.

Se você acha que está certo, seja independente e mantenha-se firme na sua caixa ideológica de preferência.

Porém, não fique aí porque você sucumbiu e se agarrou à fé em alguns dogmas.

Fique aí porque formou convicção no conjunto de ideias constituído pelas evidências científicas e pela lógica, instrumentos que deveriam servir para edificar qualquer caixa ideológica.

Facebook Comments
Anúncios

Comentários...