Rótulos, o que eles falam de você.

debate ideologicoA polarização no debate ideológico é inevitável e fundamental.

Assim como existe o verdadeiro e o falso, o certo e o errado, há conjuntos de ideias que integram princípios, métodos de ação e ideais que determinarão como se darão as relações sociais entre os indivíduos e grupos de indivíduos dentro daquela determinada sociedade.

Essa polarização tende a dividir os segmentos da sociedade de acordo com sua adesão a um ou outro desses conjuntos de ideias.

Resolvi então, criar um quadro comparativo sintético que identifica o nível de alfabetização dos que participam desse debate ideológico, de acordo com os rótulos que utilizam para identificar tais grupos e para expressar suas opiniões.

Você pode ter uma opinião diferente da minha, sem problemas. Afinal, isso não é um tratado científico. É apenas a maneira que eu resolvi classificar as pessoas que tem interagido comigo no debate político, de acordo com o nível de discussão que elas têm travado comigo sobre esse tema.

Se você se surpreendeu sendo colocado no jardim de infância, não se assuste também. É só uma questão de querer ou não se aprofundar nos debates que você participa e na sua limitação para querer parecer diferente do grupo no qual você está trocando opiniões.

Se você acha que o meu quadro é incorreto, sem problemas também. Nesse caso, sugiro apenas que você faça o seu.

Facebook Comments
Anúncios

Comentários...