Segurança

Woman Carrying Handgun

Segurança é construída sobre um tripé que não tem nada a ver com educação, cultura ou distribuição de renda. Segurança é a capacidade que se tem para assegurar, para proteger a vida e a propriedade da agressão violenta cometida por alguém através do uso da força ou de fraude.

O tripé da segurança é constituído por:

1. Capacidade de autodefesa, que é a possibilidade que cada um de nós possui para reagirmos em situações emergenciais onde estamos sendo atacados. O direito e a possibilidade de autodefesa exercida dessa maneira têm caráter preventivo porque inibe a violência quando o potencial agressor sabe que suas eventuais vítimas poderão defender-se causando-lhe consequências desastrosas na sua tentativa de ataque; e, obviamente, serve também para remediar com a retaliação contra quem iniciou o uso da violência.

2. Capacidade de policiamento, que nada mais é do que uma extensão do primeiro; ou seja, é o exercício do legítimo direito de defesa da vida e da propriedade, transferido na sua execução para terceiros através da outorga de poderes dele emanado. Esse exercício pode ser feito por forças públicas pertencentes ao governo ou, preferencialmente, por agências de segurança privadas, devendo ambas ser financiadas voluntariamente.

3. Capacidade de segregação social, que é a ação de justiça que tem o único propósito de identificar, tipificar, julgar e punir, segregando, temporária ou permanentemente, aqueles que se utilizam da iniciação do uso da força ou fraude, agindo assim violentamente, para tomar ou destruir algo que não lhes pertence. Esse é o papel do governo que tem como sua função primordial retirar do convívio social aqueles indivíduos que se comportam violentamente. Também esta atividade pode e deve ser financiada voluntariamente.

Agora pensem, reflitam. Como podemos esperar viver em uma sociedade segura, se o governo que elegemos e contratamos não apenas não nos possibilita o exercício integral dos itens 1 e 2, como ele próprio não se dedica a cumprir o item 3?  Como podemos esperar viver em uma sociedade segura se, adicionalmente, o governo que deveria nos proteger da violência exige pagamento compulsório através de impostos? Pensem, reflitam.

Facebook Comments
Anúncios

Comentários...