Assassinos de espíritos

O problema educacional brasileiro não é falta de recursos financeiros, pois estes são extraídos com fórceps dos bolsos dos indivíduos às centenas de bilhões, anualmente. Também não é falta de conhecimento, pois nada ficou tão barato de se obter quanto as informações necessárias para o entendimento da realidade e a formação de conceitos.
O problema essencial da educação brasileira chama-se escola pública, paga ou gratuita, e toda a intervenção estatal na formação das mentes que estão à mercê dos organismos governamentais que tratam do tema. 
O governo não educa, nem ensina, o governo doutrina com base na ética deontológica de que cada indivíduo tem um dever com a sociedade e portanto sua principal tarefa é a obediência e a submissão.
A educação brasileira, em nome de construir uma sociedade homogênea, submissa, destituída do individualismo ambicioso que faz parte da natureza humana, tem um objetivo maior do que educar e ensinar crianças e jovens a pensar, a meta deste monstro possível de ser construído apenas através da coerção, é quebrar o espírito de milhões de pequenos seres humanos, trocando as asas do pensamento livre, baseado na realidade, pelos grilhões da obediência e da servidão. 
Não é de hoje, mas de sempre que este tem sido o método educacional praticado no Brasil. 
Misticismo e racionalismo ideológicos vem construindo ao longo dos séculos uma nação de ignorantes do real sentido da vida, a busca da própria felicidade, através do exercício do autointesse, guiado pelo uso da razão na sua relação com a realidade. 
Somos seres com o poder da razão e da escolha e não exercer tal capacidade é, de todos, o ato mais imoral. 
Impedir que o indivíduo seja honesto reconhecendo a realidade como ela é, seja confiante para pensar de forma independente e que coloque sua vida acima dos demais é um crime hediondo. 
O que a educação brasileira em geral, por submissão às autoridades, e a escola pública em particular, vêm fazendo há muito tempo, e agora com redobrado esforço, nada mais é do que o assassinato de espíritos em seu nascedouro.
Facebook Comments
Anúncios

Comentários...